Aumento de Mamas
CIRÚRGICO
A Mamoplastia de Aumento consiste no aumento das mamas com a utilização de implantes de silicone.
A cirurgia pode ser indicada para mulheres que têm os seios pequenos, de tamanhos diferentes ou que precisaram retirar as mamas devido a doenças como o câncer, por exemplo. Como principal objetivos do procedimento, está a satisfação da mulher com seu corpo, uma vez que normalmente a autoestima se eleva depois da mamoplastia de aumento
​
As vias de acesso para colocação da prótese podem ser: inframamária (no sulco mamário); periareolar (ao redor do mamilo) e axilar. A localização das próteses podem ser subglandular (abaixo da glândula mamária) e subpeitoral (abaixo do músculo peitoral) ou em Dual-plane (plano duplo, uma parte fica sob o músculo e outra sob a glãndula).
As vias de acesso e a localização da prótese são indicadas pelo cirurgião e discutido com a paciente, conforme o tipo de mama e o histórico da paciente. O procedimento dura certa de 1 hora e os resultados finais podem ser vistos de 1 a 2 meses após a cirurgia.
O tipo de implante de silicone, o volume, a forma e a projeção serão determinados conforme algumas medidas das mamas e do tórax da paciente, analisadas durante o exame físico, e também levando em consideração as preferências pessoais da paciente discutidas durante consulta médica.
O procedimento pode ser realizado sob anestesia geral ou anestesia local com sedação. O tempo de internação dura um dia, sendo que em alguns casos, as pacientes podem receber alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia.
O resultado da cirurgia não é permanente. Diversos fatores podem afetar a forma e o volume das mamas operadas, como gestação, amamentação, variações hormonais, qualidade e textura da pele e o próprio processo de envelhecimento. Quem faz uma mamoplastia de aumento precisa retornar a consultas regulares para vigiar os implantes e seguir com a realização de exames de imagem. Além disso, é importante fazer o auto exame das mamas periodicamente.