top of page

Ginecomastia

CIRÚRGICO

img_ginecomastia.jpg

Ginecomastia é uma condição masculina resultante da hipertrofia das glândulas mamárias. A ginecomastia fisiológica não é considerada uma doença, podendo ocorrer normalmente em determinada fase da vida. O importante é que ela tende a ter resolução espontânea em até um ano, podendo ser dividida em neonatal (recém-nascidos), puberal (adolescentes) e do idoso (>65 anos).

Na maioria das vezes, a causa da ginecomastia patológica é desconhecida (idiopática). Os exames nestes casos costumam ser todos normais, sendo a única alteração o aumento do volume de uma ou ambas as mamas, sendo palpada no exame físico a glândula mamária na região retroareolar (atrás da aréola).

Entre as causas conhecidas, uma das mais comuns é o uso crônico de certas medicações. A lista de medicações que podem causar ginecomastia é grande. Em adultos jovens uma causa comum associada ao aumento do volume da glândula mamaria é o uso de anabolizantes, utilizados para o ganho de massa muscular em frequentadores de academia. O uso de drogas, como a maconha, e o abuso de bebidas alcoólicas também são outras causas possíveis.

O aumento do volume das mamas também pode ser secundário ao acúmulo de gordura na região do tórax anterior. Estes casos são chamados de  pseudoginecomastia e são mais comuns em pacientes que estão acima do seu peso ideal. Esta não é considerada uma ginecomastia verdadeira, e sim o acúmulo de gordura que é tratado através da técnica de lipoaspiração.

Outro dado importante a ser dito é que a ginecomastia não tem relação direta com o câncer de mama, ou seja, não predispõe ao desenvolvimento do câncer.

Âncora 1

Agende sua Consulta

pngwing.com (7).png
bottom of page