Mentoplastia
CIRÚRGICO
O queixo está em íntima relação com a análise das proporções faciais, uma vez que a avaliação da projeção do queixo é fundamental na avaliação da estética facial, e um mento retraído ou muito projetado desequilibra esses parâmetros. A mentoplastia ou genioplastia é a cirurgia que se realiza com a finalidade de aumentar ou reduzir o queixo.
O queixo possui relação e proporções diretas com o tamanho do nariz, projeção nasal, lábios e com o terço médio e inferior da face, por exemplo. O importante da análise facial não é a padronização, nem eliminar o bom senso artístico do cirurgião, e sim eliminar um lapso inadvertido e de variações subjetivas no planejamento do tratamento e no seu resultado.
A mentoplastia cirúrgica pode ser realizada de maneira aloplástica (com colocação de implantes) ou osteoplástico (através de fratura do osso da mandíbula). A mentoplastia com colocação de implantastes é a mais realizada, porém deve ser reservada aos casos leves e moderados e àqueles sem mal oclusão dental. Portanto é fundamental a avaliação de má oclusão e anormalidades dentofaciais antes de se indicar esse procedimento.
A mentoplastia pode ser extremamente gratificante e pode melhorar procedimentos concomitantes como a rinoplastia e o facelift. A grande maioria dos pacientes de Rinoplastia com desarmonia no queixo possuem projeção inadequada do queixo, e a falha em tratar um desequilibro significante entre nariz e queixo resultará em um resultado abaixo do ideal.