Rinoplastia
CIRÚRGICO
O Nariz é parte central da face e apresenta-se em diferentes proporções, conforme a etnia do indivíduo.
Não devemos observar o nariz de forma isolada. Devem ser analisadas também todas as estruturas relacionadas e ao redor dele. Portanto devemos analisar em conjunto o tamanho do rosto, fronte, sobrancelhas, olhos, maxila, lábios e queixo. É importante considerar as proporções de todas as estruturas para concluir se o nariz flui naturalmente dentro dessas linhas e curvas.
Rinoplastia é o nome dado à cirurgia do nariz. É uma das cirurgias plásticas mais comumente realizadas, e através da rinoplastia conseguimos melhoria estética e melhoria também da função respiratória.
O paciente que deseja se submeter a uma rinoplastia deve ser rigorosamente examinado pelo seu cirurgião plástico com a preocupação de identificar alterações das estruturas nasais externas e internas que possam estar causando desarmonia da estética nasal e provocando dificuldade para respirar pelo nariz.
Em regra, a rinoplastia é realizada com anestesia local com sedação ou anestesia geral e a internação hospitalar dura de um a dois dias.
Geralmente, o período pós-operatório não é doloroso e o paciente deve permanecer em repouso durante 5 a 7 dias.
Raramente se utiliza tampão nasal no pós-operatório. O curativo cirúrgico é feito com uma tala de material moldável ao novo contorno nasal com a função de imobilizar as estruturas operadas durante os primeiros sete dias. Após a retirada desse molde, novo curativo será realizado com fitas adesivas (micropore) para controle do edema e manutenção da forma do nariz, por um período variável conforme a necessidade e evolução de cada caso.
O tempo de cicatrização e resolução dos inchaços pode compreender de seis a doze meses após a cirurgia. Portanto, o resultado definitivo da rinoplastia só poderá ser avaliado após 1 ano.